domingo, 6 de março de 2016

CEMITÉRIOS - A CASA DOS GÓTICOS

Os cemitérios são locais reservados para o sepultamento dos mortos, com ou sem monumentos de cerâmica, mármore, argila, barro entre outros, são localizados geralmente próximos a igrejas.



Neles podemos encontrar lápides, tumbas, cruzes, mausoléus, covas abertas, e etc. são alguns elementos que fazem parte do cemitério, que também é um símbolo do Halloween tanto como cenário e imagem por ter um ar macabro.


Para os góticos, o cemitério representa a paz, é um lugar calmo, onde se costuma ouvir corujas e o uivo dos ventos.

De acordo com as lendas e folclores populares é possível encontrar as seguintes criaturas no cemitério:

A morte; 
Fantasmas;
Banshees;
Carniçais;
Bruxas;
Vampiros;
Lobisomens;
Mulas - sem – cabeça.


Em muitos lugares, os cemitérios são considerados locais supersticiosos e que mantenha o caráter de possuir muitas lendas, geralmente em cultos noturnos, góticos e feitiços, como o altar negro, cerimônias mágicas, ou acontecimentos clandestinos como o culto ao satanás, roubo de sepulturas, (dentes de ouro, jóias, etc).

Os cemitérios são considerados a moradia da Grim Reaper (Morte - Anjo da Morte), onde pode ser encontrada descansando, e levando as almas dos mortos para o purgatório.
São os lugares preferidos para algumas Bruxas, pois podem realizar suas mágicas e obter crânios e ossos necessários para seus rituais macabros, porém, é um local sagrado, e as bruxas que praticam o fornicamento com o satã não conseguem pisar no chão do cemitério.


Na mitologia afro-brasileira ‘Umbanda’ há um personagem relacionado com o cemitério e também com a vida boemia e da noite, ele é chamado de Zé Pilintra, e também encontramos os Exu Caveira e o Exu Cemitério, semelhantes ao vodu.

As mulheres que foram amaldiçoadas para se transformar em Mulas-Sem-Cabeça, costumam visitar cemitérios para consumir a carne de cadáveres que foram enterrados recentemente.

Quando as pessoas fotografam cemitérios, as vezes, conseguem captar espectros e fantasmas se movendo dentre as tumbas, são muito comuns nesta área, mas por tempo limitado, pois igrejas e hospitais por exemplo, possuem muito mais espíritos, de que um cemitério.

Um comentário:

  1. Eu amo cemitérios. É calmo e o melhor lugar para eu ter a inspiração que preciso para compor poesias.

    ResponderExcluir